Notícias
Home Espécies Criação de peixes ornamentais em Minas Gerais

Criação de peixes ornamentais em Minas Gerais

Criação de peixes ornamentais em Minas Gerais
5 (100%) 1 voto

Clima quente e disponibilidade de água facilitaram a adaptação dos peixes. Com profissionalização, expectativa de crescimento é de 20% ao ano na criação de peixes ornamentais.

Criadores de peixes ornamentais estão se profissionalizando em Minas Gerais para conseguir atender um mercado em crescimento. Na fazenda de Ulisses Dias, que fica em Vieiras, Zona da Mata Mineira, a paisagem foi transformada nos últimos anos. A propriedade costumava ser usada para a produção de leite, mas agora está cheia de tanques para criação de peixes ornamentais. São, pelo menos, 150 espécies diferentes e por mês, ele vende 200 mil unidades, para vários estados brasileiros. Segundo os especialistas, os peixes ornamentais se adaptaram bem à região por conta do clima quente o ano inteiro e a disponibilidade de água. Hoje, 400 produtores são responsáveis por 60% da produção nacional de peixes ornamentais.

No município vizinho de São Francisco do Glória, Márcio Onibene vende 170 mil peixes por mês. O agricultor que, na década de 80, plantava milho e feijão foi um dos primeiros a mudar a produção da fazenda, de olho na boa lucratividade dos peixes ornamentais. Ele começou com 12 tanques e agora já tem 200. A unidade dos peixes ornamentais é negociada atualmente por R$ 0,20 e o principal destino é o estado de São Paulo.

Um trabalho do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está ajudando a profissionalizar o mercado. Com perspectiva de profissionalização, a expectativa é de que a produção de peixes ornamentais cresça 20% ao ano. “No Brasil, o consumo ainda é pequeno, mas há tendência de aumentar e precisa estar preparado para atender esta demanda”, diz Jefferson Dias Santos, analista técnico do Sebrae/MG.

 Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte Globo Rural

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Fabrício Ramos

Consultor na área de produção de organismos aquáticos - Diretor Setor de Aquicultura, Empresa Alimento Seguro Consultoria e Treinamento Ltda. Aquarista desde os oito anos de idade. Experiência no desenvolvimento de pacotes tecnológico para várias espécies, montagem de laboratório de produção em larga escala para peixes e alimento vivo, zooplâncton e fitoplâncton. Tanto marinho como de água doce.

Veja também

Procurando Nemo na vida real

Procurando Nemo na vida real 5 (100%) 20 votos Os personagens do filme Procurando Nemo …

6 comments

  1. Caro amigo trabalho com vendas de peixes ornamentais moro em Fortaleza – Ceará gostaria de saber se vocês enviam peixes para meu estado atualmente pego peixes de Maceió e Manaus. Caso vocês enviem gostaria de receber uma tabela com respectivos preços e tipos disponíveis. Obrigado

  2. Como faço para compra os peixe
    moro em Itambacuri em Minas Gerais

  3. Quero comprar uns peixes ornamentais, mais sou de Itaberaba BA como faço??

  4. Solicito, tabela de preço,sou revendedor de avaria e atacados de peixes ornamentais

    Atenciosamente,
    Paulo Menezes

  5. Boa noite gostaria de saber o valor de carpas nichikigoi
    Valor ? E se entregam em Petrópolis rio de Janeiro ou juiz de fora !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *