A Pogostemon helferi é uma das plantas mais exuberantes do hobby, utiliza-se em primeiro plano, destacando-se na na área onde ela estiver. As folhas possuem um “encarolado” diferenciado das plantas mais comuns utilizadas no aquário plantado. Encontrada originalmente na Tailândia e Myanmar, a planta é carinhosamente chamada apenas de Pogo no Brasil. Ganhou popularidade no aquarismo em 2006 quando as primeiras fotos foram surgindo nos concursos de aquapaisagismo, nesse período uma muda poderia custar valor consideravelmente alto!

Versão para o Facebook da ficha, clique e compartilhe!

Nome comum: Pogostemon
Nome Científico: Pogostemon helferi
Família: Lamiaceae
Origem: fronteira entre a Tailândia e Myanmar
Crescimento: Lento a moderado
Iluminação: Média a forte
Ph: 6 a 7.5
Temperatura: 23 a 29°C
Crescimento Emerso: Sim
Dificuldade: moderada
Porte: médio, podendo atingir 15 cm.
Zona do aquário: intermediária

Características de crescimento: É uma planta de caule que tem curtas distâncias entre seus nós, o que ajuda a criar a aparência de um arbusto. Esta planta irá crescer até 5 cm de altura em luz alta, mas vai crescer um pouco mais alto em condições de iluminação moderada. O que ela prefere é uma camada de substrato fértil,  iluminação moderada  e muito CO2. Sua taxa de crescimento é moderado para uma planta de caule.

No layout: Planta com folhas de uma textura única e de rara beleza. Conhecida como “Dao noi” (pequena estrela) na Tailândia. Formam moitas bem densas para serem usadas em áreas de transição de carpetes ou ao redor de rochas, valorizando suas formas. ele pode ser mantido em grupos maiores para servir como uma planta carpete.  Os Aquapaisagistas podem utilizar Pogostemon helferi como um fator para acentuar em seus layouts.

Cuidados: Folhas verdes amareladas ou esbranquiçadas são sinais de deficiência de ferro ou iluminação insuficiente. É importante podar para garantir  a iluminação em todas as folhas.

Reprodução: A propagação é feita facilmente através de replantação dos brotos laterais. Apare cada broto e replante diretamente no substrato. Uma rede de raízes irão formar cerca de 5 centímetros abaixo do substrato. Em caules mais altos de Pogostemon helferi pode ser dividido ao meio para incentivar brotações laterais. Forneça no início do plantio de Pogostemon helferii aproximadamente 1cm entre cada haste. Em questão de semanas, Pogostemon helferi irá expandir e preencher os espaços vazios.

[box type=”success” ]

Ricardo Antunes – Sobre a rotina de cultivo (foto acima)

50 x 35 x 30
Iluminação: 2w/l com lâmpadas 6000k
Ph: 6.0
Temperatura: 28°C
Filtragem: JBL900e
CO2: 2 bolhas por segundo
TPA: Trocas parciais de 30% em dias alternados
Fertilização líquida: Adição diária de tropica plant nutrition +
Substrato:
Nos copinhos de café o cultivo era realizado utilizando Tropica AquaCare Plant Substrate isolado com areia de granulometria média. Notei uma resposta positiva da planta quando o uso de substratos com elevado teor de argila. A granulometria da areia e do substrato é um dos pontos fundamentais para o sucesso do cultivo dessa espécie, a granulometria média permite um enraizamento eficiente e abundante – bastante característico – que não ocorre em substratos muito finos pois podem “sufocar” as raízes.
Dicas:
A rotina de podas e abertura de novas mudas era feita assim que os caules estavam com ao menos 5 lances de folhas, realizada a poda a muda nova ficaria com um pouco de raiz e cerca de 8 folhas. A touceira de onde a muda foi retirada deve permanecer com uma quantidade razoável de folhas, haja visto que as gemas axilares irão brotar e em uma planta bem nutrida gerar ao menos 3 novas mudas a partir de onde foi retirada uma. Quando bem estabelecida as podas devem e podem ser realizadas periodicamente, estimulando a planta a novas brotações, ramificações e enraizamentos. Lembrando que a qualidade da água é FUNDAMENTAL.[/box]

Cultivo Emerso: Aceita cultivo emerso, as folhas são bem diferentes das imersas. (Em breve como cultivar ela emersa)

Floração: A flor é pequena com um tom roxo.

Em seu habitat natural

Dicas rápidas: Exigem água com dureza alta, portanto uma boa dica é colocar um saquinho com Halimeda ou rochas calcárias no filtro.

Vai uma Pogostemon helferi ai?

Referências: Tropica e Aquascapingworld

[box type=”success” ] Faça como o Rodrigo Paes Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Colaborações: André Albuquerque, Aline Bernal, Igor Maciel, Ricardo Antunes e Rony Suzuki. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas com o próprio autor e interagir sobre esse assunto. [/box]