Notícias
Home Alagoas Plano Nacional para a defesa dos corais em Alagoas

Plano Nacional para a defesa dos corais em Alagoas

Plano Nacional para a defesa dos corais em Alagoas
Vote neste artigo

Plano Nacional para a defesa dos corais tem participação da Ufal.

Os recifes de corais são facilmente observados ao longo de boa parte do litoral alagoano. O que na opinião do professor Cláudio Sampaio, do curso de Engenharia de Pesca, Unidade de Penedo, da Universidade Federal de Alagoas, é motivo suficiente para o Estado integrar o grupo que está elaborando o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (Pancorais).

1 Plano Nacional para a defesa dos corais em Alagoas

Cláudio Sampaio é o representante da Ufal no Grupo de Assessoramento Técnico que será responsável pelo monitoramento do andamento das ações do Pancorais. “Os ambientes coralíneos, constituem formações de recifes biogênicos, construídos por corais e algas, recifes de arenito e costões rochosos, com presença de corais, registrados desde áreas costeiras rasas até grandes profundidades”, explicou o professor.

O professor também integra o Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da Ufal, o que reforçou sua indicação para compor o grupo. “Sobre estes ambientes foram identificadas várias pressões e ameaças geradas pela ação do homem”, alertou o pesquisador, reforçando a necessidade do Plano de Ação.

Áreas estratégicas

Para proteger estes habitas ricos e fundamentais para a sobrevivência das espécies marinhas, pesquisadores se reuniram, em abril, em Arraial D’Ajuda-BA, para a oficina de elaboração do Pancorais. “Em reuniões prévias foram delimitadas 18 áreas estratégicas de ação deste PAN, incluindo águas rasas e de mar profundo, desde o Maranhão até Santa Catarina. Alagoas foi contemplado com os recifes da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais”, informou Cláudio Sampaio.

Plano Nacional para a defesa dos corais em Alagoas

O Pancorais contou com a presença de cerca de cem participantes de vários setores da sociedade civil e esferas governamentais. Desde representantes de pescadores, instituições de pesquisa, universidades, organizações estaduais e municipais de meio ambiente, empreendedores, representantes de Unidades de Conservação federais e estaduais, das diretorias, coordenações regionais e centros de pesquisa e conservação do ICMBIO e do Ibama.

Entre as ameaças detectadas estão a perda ou a degradação dos recifes, causadas pela ocupação e uso desordenado das áreas costeiras, contaminação por poluentes e aumento da sedimentação, decorrentes das drenagens das bacias hidrográficas e mineração. “Outras pressões identificadas estão relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas globais, pesca ilegal, excessiva ou em áreas críticas”, esclareceu o pesquisador.

Participantes da oficina de consolidação do PANParticipantes da oficina de consolidação do PAN

De acordo com o Cláudio Sampaio, o Pancorais representa um esforço coletivo para a conservação marinha brasileira, resultando na elaboração dos objetivos geral e específicos. “Foram definidas mais de cem ações de conservação visando à minimização dos impactos que sofrem estes ambientes tão frágeis e complexos, bem como à recuperação e à manutenção, em níveis ecologicamente sustentáveis, das 20 espécies-foco e de 35 beneficiadas”, relatou o pesquisador.

Imagens gentilmente cedidas pelo o fotógrafo aéreo Robson Barbosa

Fonte: Tribuna Hoje/UFAL/Lenilda Luna

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.5 (100%) 2 votos Faleceu no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *