Notícias
Home Notícias Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará
Vote neste artigo

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará 12 diasCom 12 dias

Filhotes de Cascudo-Zebra (Hypancistrus zebra) L46 nasceram em laboratório da Norte Energia. Pesquisa ambiental é requisito para instalação de Belo Monte no Xingu, sudeste do Pará. Os animais da espécie Hypancistrus zebra habitam águas rasas da região do Xingu e, de acordo com o Instituto Chico Mendes, a espécie é vulnerável à extinção: os peixes são ameaçados pela destruição do habitat provocada pelo garimpo e desmatamento, além da captura indiscriminada pela sua beleza, já que a espécie é considerada ornamental.

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará

Segundo a Norte Energia, 14 filhotes nasceram no Centro de Estudos Ambientais da Empresa. De acordo com o gerente Laurenz Pinder. “O sucesso do projeto assegura a conservação do patrimônio genético deste peixe e cria novas possibilidades para a reprodução em cativeiro de outras espécies de Acari”, explica.

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará 2
O trabalho de preservação das espécies do rio faz parte do Projeto Básico Ambiental da Norte, e é um pré-requisito para a concessão da licença de instalação do principal projeto da empresa no Pará: a Usina Hidrelétrica Belo Monte. A pesquisa científica realizada com animais marinhos e a reprodução de espécies nativas são, de acordo com o Ministério Público Federal, uma forma obrigatória de diminuir o impacto ambiental da construção da usina.

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará 4

Peixe Cascudo-Zebra se reproduz em cativeiro no Pará 3

Veja também: Evolução: Cascudo-Zebra (Hypancistrus zebra) L46

Texto: G1
Imagens: Fabrício Ramos

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Fabrício Ramos

Consultor na área de produção de organismos aquáticos - Diretor Setor de Aquicultura, Empresa Alimento Seguro Consultoria e Treinamento Ltda. Aquarista desde os oito anos de idade. Experiência no desenvolvimento de pacotes tecnológico para várias espécies, montagem de laboratório de produção em larga escala para peixes e alimento vivo, zooplâncton e fitoplâncton. Tanto marinho como de água doce.

Veja também

Peixes blênio criam “patas” e se reproduzem fora d’água.

Peixes blênio criam “patas” e se reproduzem fora d’água.5 (100%) 2 votos A espécie de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *