Notícias
Home Notícias Apreensão de aproximadamente 500 mil peixes ornamentais no Rio Purus

Apreensão de aproximadamente 500 mil peixes ornamentais no Rio Purus

Apreensão de aproximadamente 500 mil peixes ornamentais no Rio Purus
5 (100%) 1 voto

A Policia Militar sob o comando do Tenente Laurênio Santos, tendo como patrulheiro os sargentos F. LIMA e SOBRAL, em parceria com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), deu inicio a “Operação Jacaré” no porto da cidade de Lábrea. O ato ocorreu na 01/07, por volta das 14h30min. Fizeram a apreensão de 800 caçapas e um grande saco plástico contendo aproximadamente 500.000,00 peixes ornamentais que estavam em uma embarcação as margens do Rio Purus.

Apreensão de aproximadamente 500 mil peixes no Rio Purus
Fotos: José Rodrigues

A apreensão aconteceu após os fiscais do ICMbio e Policia Militar, receberem denuncia de que uma embarcação de pequeno porte estava comprando grande quantidade de peixes ornamentais que eram retirados das áreas de igapó próximo a comunidade Jucurí no Rio Purus. A equipe da policia militar em conjunto com ICMbio, deslocou-se até o Porto da Comara e no local encontrou a embarcação que estava carregada com as caçapas e o saco plástico contendo os peixes ornamentais e já as repassava para uma embarcação de grande porte para fazer o transporte até Manaus.

Foi feito contato com o proprietário da embarcação, conhecido como Gregório, e ele informou que comprou os peixes a 10 reais o milheiro e que os peixes eram na maioria da espécie Otocinclus affinis e “Nadadeira” que seriam transportados para o município de Barcelos onde seriam comercializados.  Todos os peixes e materiais foram apreendidos e o responsável pelo carregamento de peixe ornamental foi conduzido para que se fossem realizados os procedimentos cabíveis. Após a realização dos procedimentos a equipe de Policiais, fiscais do ICMbio e representantes das associações que representam os moradores das RESEX MÉDIO PURUS e ITUXÍ deslocaram-se em lancha do ICMbio para realizar a soltura dos peixes ornamentais na boca do Rio Ituxí.

Fonte: Portal do Purus.

 

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Cavalo seria o novo ancestral do peixe, diz professor

Cavalo seria o novo ancestral do peixe, diz professor 5 (100%) 1 voto O cavalo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *