Notícias
Home Uteis Downloads Download: Folder informativo sobre peixes introduzidos em habitat natural



Download: Folder informativo sobre peixes introduzidos em habitat natural

Circulam pelos aquários do Brasil cerca de 470 variedades de peixes ornamentais de água doce de diferentes bacias de origem. Entretanto, o crescimento exagerado e/ou comportamento agressivo de algumas espécies podem motivar à soltura de exemplares em ambientes que não são de origem. Peixes ornamentais soltos em ambientes naturais (rios, ribeirões, lagoas e oceanos) ou artificiais (represas, açudes e canais) podem se tornar invasores e causar danos aos ecossistemas. Dentre eles estão: predação, competição e cruzamento com espécies nativas, além de e transmissão de doenças e/ou parasitos. Nos Estados Unidos, esta é a segunda maior causa de introdução de peixes, sendo o Brasil um de seus grandes fornecedores. Na bacia do alto rio Paraná foram introduzidas onze espécies ornamentais devido à soltura de exemplares de aquários. Para alertar os aquaristas, estamos disponibilizando para download um folder para ser impresso e distribuído. Em breve esse material será disponibilizado impresso e distribuído gratuitamente.
Download: Vá para a página do arquivo no Slideshare e clique em salvar.

Seja um aquarista consciente. Nunca solte os peixes em ambientes naturais ou artificiais (fora do seu controle).

Material enviado por Diego Garcia, ele biólogo e está dourando em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Londrina e participa do laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas. Para colaborar conosco, entre em contato.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Diego Garcia

Diego Garcia é Biólogo, doutor na Universidade Estadual de Londrina e atua na área de Ecologia de Peixes, principalmente nos seguintes temas: conservação da ictiofauna, identificação de áreas de atividade reprodutiva, introduções de espécies e invasões biológicas.

Veja também

5 crustáceos fáceis para o seu aquário

4.9 15 Um aquário não abriga só peixes, crustáceos também podem te surpreender! Normalmente os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *