Notícias
Home Marinho Operação Copa: Fiscais do IBAMA apreenderam duas cargas de peixes ornamentais

Operação Copa: Fiscais do IBAMA apreenderam duas cargas de peixes ornamentais

Vote neste artigo

OPERAÇÃO COPA: Fiscais do Ibama apreenderam no dia 13 de junho no Aeroporto Internacional de Guarulhos duas cargas de peixes ornamentais e fauna silvestre brasileira sem comprovação de origem legal. Entre as espécies apreendidas foram encontradas duas de peixe ameaçadas de extinção de acordo com a Instrução Normativa MMA 05/2004, Neon-goby (Elacatinus figaro) e Gramma brasiliensis, sendo a maior apreensão destes dois tipos realizada pelo Ibama, uma outra espécie incluída na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), o Cavalo-marinho (Hippocampus erectus), além de outras espécies da fauna silvestre nativa, como estrelas do mar, ouriços e ofiúros. As cargas vieram do estado da Bahia.

Gramma loreto Fairy basslet Belize   yellowline-goby(Gramma brasiliensis) Imagem de Ryan Photographic / (Elacatinus figaro) Imagem de Antonio Amaral

Foram lavrados no momento da fiscalização Autos de Infração Ambientais contra duas empresas comerciantes de peixes ornamentais, totalizando R$ 189 mil reais, e foram apreendidos mais de 2.000 peixes ornamentais e animais aquáticos da fauna silvestre brasileira, que foram encaminhados a empreendimento autorizado.

A Operação Copa faz parte do esforço do Ibama em consolidar sua atuação no ambiente aeroportuário e de comércio exterior. O Ibama está atuando com mais intensidade no terminal de cargas dos 12 aeroportos da Copa do Mundo para combater o tráfico de animais silvestres.

Fonte: IBAMA

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná

Vote neste artigo Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná e o o responsável responderá criminalmente. Cinco peixes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *