Notícias
Home Marinho Alerta: O Aquecimento global danifica corais vitais, diz ONU.

Alerta: O Aquecimento global danifica corais vitais, diz ONU.

Alerta: O Aquecimento global danifica corais vitais, diz ONU.
5 (100%) 1 voto

O aquecimento global está causando trilhões de dólares em danos aos recifes de coral, agravando os riscos para os pequenos países insulares tropicais ameaçados pela elevação do nível do mar, afirma um relatório da ONU divulgado nesta quinta-feira. O aumento do nível do mar para algumas ilhas do Pacífico Ocidental foi de quatro vezes a média mundial, com elevação de 1,2 centímetro por ano de 1993 a 2012 devido a mudanças nos ventos e correntes, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O estudo, divulgado para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas, em 5 de junho, assinala que o aquecimento das águas do Oceano Índico para o Caribe estava danificando recifes, matando os animais minúsculos que formam os corais. “Estas 52 nações, lar de mais de 62 milhões de pessoas, emitem menos de 1% dos gases de efeito estufa globais, mas elas sofrem desproporcionalmente com as mudanças climáticas que as emissões globais causam”, disse Achim Steiner, o diretor-executivo do Pnuma. “Algumas ilhas podem se tornar inabitáveis e outras enfrentam a perda potencial da totalidade de seus territórios”, disse o estudo.

A perda dos corais está trazendo um prejuízo de trilhões de dólares por ano dos serviços proporcionados pela natureza, geralmente considerados gratuitos. Os corais são berçários para muitos tipos de peixes, eles ajudam a proteger as costas de tempestades e tsunamis e também atraem turistas.

Aquecimento global corais marinhosFotografias de colônias de corais antes e depois. As fotografias foram tiradas em Maio de 2009 (antes) e fevereiro de 2010 (depois). Espécie de coral são mostrados Montastraea faveolata (a, b​​), Porites astreoides (c, d), e Siderastrea Siderea (e, f). M. faveolata e P. astreoides (painéis b, d) mostram colônias mortas, Considerando S. Siderea (painel f) manteve-se vivo. M. faveolata (painel b) é devido ao crescimento excessivo do esqueleto coral por cianobactérias e algas filamentosas.

Ecossistemas ameaçados
Um estudo no mês passado estimou que cada hectare dos recifes de coral do mundo presta serviços no valor de US$ 350 mil por ano. Uma perda de 34 milhões de hectares de corais desde o final da década de 1990 representa US$ 11,9 trilhões por ano. “Os corais… provavelmente são os ecossistemas mais ameaçados do planeta”, disse Robert Costanza, da Universidade Nacional Australiana e principal autor do estudo.

Alerta: O Aquecimento global danifica corais vitais, diz ONU.

O painel de cientistas do clima da ONU disse em março que havia sinais de alerta de que os corais de águas quentes já estavam experimentando mudanças “irreversíveis”. “Enfrentar a mudança climática… é absolutamente vital para a sobrevivência dos pequenos países insulares “, disse Christiana Figueres, chefe do Secretariado de Mudança Climática da ONU, em entrevista coletiva.

Alerta: O Aquecimento global danifica corais vitais, diz ONU.
O relatório também aponta que as pequenas ilhas poderiam aproveitar a abundante energia solar ou eólica para ajudar a reduzir a conta de importação de combustível, muitas vezes entre 5% e 20% do produto interno bruto. “Estamos fazendo o que podemos”, disse o ministro do Meio Ambiente das Ilhas Marshall, Tony de Brum, apontando para planos de investimento em energia solar. As Ilhas Marshall possuem o maior santuário de tubarões do mundo.

Reportagem do Fantástico na base de pesquisas do Projeto Coral Vivo, aborda a questão do aqecimento global e do fenômeo de branqueamento do verão de 2010

 Nota: As imagens e o vídeo não estão relacionadas diretamente ao estudo feito no dia 5 de junho de 2014, foram adicionadas apenas para ilustrar os efeitos causados nos corais marinhos.

Fonte: G1/Reuters

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário5 (100%) 2 votos Quando existe um problema, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *