Ficha Staurogyne repens

Ficha versão Facebook,  compartilhe.

Staurogyne Rodrigo Paes
Nome comum: Staurogyne
Nome Científico: Staurogyne repens
Família: Acanthaceae
Origem: Brasil (Rio Cristalino, Mato Grosso).
Crescimento: Lento a moderado
Tamanho:
Altura: 3 – 10 cm
Largura: 5 – 10 cm
Co2: Sim
Reprodução: Por haste
Substrato fértil: Sim
Crescimento Emerso: Sim
Iluminação: Média a forte
Ph: 6 a 8.
Temperatura: 22 a 29°C
Dificuldade: Moderada.
Zona do Aquário: Intermediária
(Pode ser utilizada entre rochas)

Ilustração de uma Staurogyne repens. Fonte: Tropica Ilustração de uma Staurogyne repens. Fonte: Tropica

Staurogyne Rodrigo Paes

Características: Excelente opção para compor a parte intermediária de um plantado. Largamente utilizada na base e entre rochas ou troncos. Muito sensível a variações bruscas nos parâmetros da água, é comum ela simplesmente perder suas folhas após mudanças de aquário ou replantio, renascendo quando se acostuma com as novas condições. Uso obrigatório de Co2, substrato fértil e boas doses de fertilização líquida.

Staurogyne no aquário

Staurogyne repens Ela é bastante usada entre as rochas, faz um contraste incrível.

Staurogyne repens
Jean Ricardo staurogyne
Dicas rápidas: A Staurogyne é quase um coringa em uma composição de planos médios. Realça e valoriza composições com rochas, sendo sempre bem vinda para marcar a transição entre carpetes e plantas altas.
Staurogyne florStaurogyne emersa, planta com quase 15cm de altura.

Staurogyne repenes emersa

Cultivo emerso:  É uma planta relativame fácil para cultiva-la emersa, precisa apenas de uma boa adaptação e cuidados básicos. (Em breve iremos ensinar como deve ser feito)

Reprodução: Para obter novas mudas, bastar cortar a planta com mais de 4 nós e replantar no lugar desejado.

Depoimentos:

Staurogyne
[box type=”shadow”] [dropcap]P[/dropcap]lanta muito compacta e prática, ótima para preencher espaços entes rochas no substrato ou até mesmo como um carpete alternativo, tem uma adaptação um pouco chata mas depois disso cresce vigorosamente e se reproduz facilmente soltando vários runners, planta super sensível a cloro e em contato com ele se desfaz rapidamente. Veja que uma única muda preenche uma boa área crescendo mais horizontalmente que verticalmente.
João Rafael[/box]

 Perguntas:

[toggle title=”Renato Kaneshiro: Qual a diferença da Staurogyne repens e Staurogyne sp? ” state=”close”] Eai Renato Kaneshiro,  a abreviatura “spp.” (que significa espécies) após o nome do gênero representa que o mesmo possui várias espécies. Quando a referência é apenas “sp.” (espécie) representa que uma espécie de um determinado gênero ainda não foi identificada, geralmente é usada quando o nome da espécie não pode ou não interessa ser explicitado. Acho que temos a mesma no nosso aquário. – João Rafael[/toggle] [toggle title=”Ralf Cordeiro: Como plantar em superfícies ‘rasas’? (entre ou sobre pedras, por exemplo)” state=”close”]João Rafael:  Olá Ralf, tendo substrato fértil para ela lançar suas raízes para ter de onde tirar nutriente tudo certo. Elas crescem muito bem em brechas entre as rochas, basta você encher de substrato fértil esse espaço que ela vai bem. – Rodrigo Paes (autor) [/toggle]

Referências: Tropica

[box type=”success”]Colabore com perguntas, depoimentos ou imagens próprias sobre essa planta. Possivelmente iremos utilizar para melhorar esse artigo.
Entre em contato.[/box]