Notícias
Home Artigos Tratamento contra Cianobactérias em aquário

Tratamento contra Cianobactérias em aquário

Tratamento contra Cianobactérias em aquário
Vote neste artigo

Vamos falar um pouco das temíveis Cyanobacteria e como combater esse mal que aflige tantos aquaristas acometendo a desistência de alguns.

Compartilhe no Facebook

CIANOBACTERIAS

O que é Cyanobacteria?

Cyanobacteria (do grego: cyano, azul + bacteria, bactéria) pertence ao Domínio Bacteria, ordem Cyanobacteriales, classe Photobacteria ,são popularmente denominadas cianobactérias ou algas azuis devido sua antiga classificação taxonômica, que considerava pertencentes a divisão Cyanophyta classe Cyanophyceae que inclui organismos aquáticos, unicelulares, coloniais ou filamentosos fotossintéticos.

Como combater as Cianobactérias em aquário?

O tratamento será feito com Eritromicina encontrado com facilidade em qualquer farmácia da sua região. Observando que a Eritromicina não afeta diretamente a fauna do seu aquário, mas pode interferir na biologia contido em seu aquário. Use com extrema precaução e faça os testes de parâmetros para verificar qualquer mudança brusca.

Estolato de Eritromicina

A planta abaixo foi utilizada como ponto inicial de observação, será visível ver a diferença no termino do tratamento.

Cyanobacteria aquário

Quando chegar o fim do fotoperíodo será feita a primeira aplicação, a quantidade estabelecida será de um comprimido de 500mg para cada 100 litros de água. Fazendo um cálculo para aquários menores que 100 litros, as cápsulas serão fracionadas (Ex. aquário de 50 litros será aplicado metade do comprimido, aquário de 75 litros o comprimido será dividido em quatro partes…)

1° Passo

Macerar o comprimido até virar pó igual aos grão de açúcar, clique na imagem.

Cyanobacteria aquário

2º Passo

Fazer uma troca parcial de água de 30% e remover as Cianobactérias manualmente. Depois diminua a vazão do filtro para mínimo possível, pois assim as bactérias nitrificantes responsáveis pela filtragem da água não serão tão afetadas.

3º Passo

Dilua o pó do comprimido macerado em um pouco de água para ser dispersado no aquário e aplique o remédio diluído por toda a extensão do aquário ou nas partes afetadas pela Ciano. Observe que isso será feito a noite ou no fim do fotoperíodo (com as lâmpadas apagadas ou baixa iluminação).

1º Dia de tratamento

No dia seguinte, período da manhã ligue as lâmpadas e deixe o aquário em modo normal com todos os equipamentos ligados. E continue com a atividade do seu aquário normalmente.

Do ao dia de tratamento continuar com a rotina normal do aquário.

4º Dia de tratamento

Cyanobacteria aquário

Nota-se a diferença da agressão do tratamento nas Cianobactérias

5º Dia de tratamento

Faça uma troca parcial de 50% e veja o resultado do tratamento, nesse período há poucos vestígios das Cianobactérias.

Cyanobacteria aquário

Nota: Uma boa manutenção é fundamental para um aquário saudável!

Referências: Wikipedia
Texto e imagens: Paulo Felipe Esteves

Boa Sorte!
AquaA3 – Aquarismo Alagoano  

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Primeiro híbrido de peixe com camarão!

Primeiro híbrido de peixe com camarão!5 (100%) 2 votos Um estudo sobre hibridismo utilizando células-tronco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *