Notícias
Home Aquapaisagismo #Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano.

#Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano.

#Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano.
5 (100%) 1 voto

Na madrugada de Domingo, 13/11/11, o Mestre dos mestres Takashi Amano, proprietário da Aquarium Design Amano – ADA, e sua equipe de colaboradores realizaram a montagem e decoração de um mega aquário natural de 740 litros (240 x 60 x 60 cm). Transmitida ao vivo para o mundo através do site Ustream com recurso de Chat habilitado que rendeu interatividade com o STAFF da ADA e socialização com diversos aquaristas de todas as partes do globo, com destaque especial da participação de brasileiros, inclusive dos que estão morando em outros países e que participaram do chat comentando os recursos utilizados na montagem e auxiliando uns aos outros a manterem-se de olhos abertos (afinal a duração da montagem foi para mais de 4 horas terminando cerca de 5 horas da manhã). Alagoas esteve lá até o fim! Representada pela Aquatech, Quadro Vivo e A3. Os Alagoanos participaram ativamente e não deram trégua ao sono animando seus patrícios a manterem-se acordados junto com o AqOrnamental e alguns Aquapaisagistas deram a cara por lá, como: Alex Ribeiro, Adriano Montoro, Fernando  Francischelli e também a loja Alagoana Biótopo Brasil.
Vídeo da montagem do Takashi Amano. (1)
 
Vídeo da montagem do Takashi Amano. (2)
“Making of”  Vídeo da montagem do Takashi Amano. (3)
Molhando os troncos com musgos no início da montagem.
Molhando os troncos com musgos no início da montagem.

 O display utilizado nesta montagem foi um aquário de 2,4 metros de comprimento, com 60 cm de largura e igual altura totalizando um volume de 740 litros com uma área de Aquascaping de 1,44 m2 (que não é pouco espaço para plantas e decoração).  Contrariando o usual, a ADA não utilizou seus famosos (e desejados) vidros extra-clean o que nos leva a crer que este aquário pertence a algum cliente ou parceiro comercial da empresa, impressão reforçada pelo ambiente bem diferente do tão conhecido QG da ADA. 

A decoração inicial contemplou exclusivamente o uso de belos troncos e do próprio substrato de cor negra, aproximadamente 09 pacotes de ADA Amazonia Aquasoil para acomodação de uma grande variedade de plantas. Pode-se dizer que no quesito “planta carpete” o Mestre Amano abusou da biodiversidade utilizando-se do potencial ornamental de 05 espécies; já os troncos apresentavam musgos afixados, mas não ficou claro se havia mais de uma espécie de musgo e nem qual teria sido utilizada. As plantas de caules (Background) também não foram numerosas em termos de biodiversidade, bem como as de porte médio.

ScreenShot010-copy

Entre as conhecidas Epífitas (plantas que se desenvolvem sobre outras) pudemos identificar Anúbias e Fetos aquáticos (gêneros Microsorum e Bolbitis). A imprecisão na identificação da flora utilizada se deve em grande parte à própria ADA que parece ter esquecido que nem todo mundo sabe ler a escrita japonesa das placas de identificações dos espécimes cultivados e desenvolvidos em seus laboratórios não optando por legendas em inglês e o mais importante: o nome científico da planta em latim, que é padrão universal e obedece a normas técnicas para sua escrita.
ScreenShot053-copy
STAFF!
A montagem transcorreu de maneira fluida e organizada não só pela notável experiência de T. Amano como também pela articulação dos membros de sua equipe que constantemente alinhavam o nível do solo, borrifavam água sobre os troncos e substrato (para evitar a desidratação da vegetação), preparavam bandejas com as mudas, enchiam e em seguida sifonavam a água suja (detalhe: em nenhum momento houve formação de turbidez exagerada causada pelas partículas do Aquasoil), instalavam equipamentos e faziam merchandising dos produtos ADA. O trabalho de Amano consistiu basicamente no planejamento de layout e inserção inicial de mudas sendo complementado pela atuação do Staff
ScreenShot001-copy
Detalhe dos Palitos na montagem.
Alguns recursos e técnicas nos chamaram a atenção, entre elas o uso de palitos longos (parecidos com os de churrasco) inseridos no solo para demarcação do background e a organização das raízes dos molhos de plantas de caule em trouxas contendo substrato facilitando imensamente o plantio das mesmas que eram simples e agilmente depositadas sobre o solo (com o crescimento natural das raízes estas passam para o substrato principal). A maior parte da vegetação consistia em espécies de fácil manejo e apresentava-se na forma emersa o que garante de certa forma maior facilidade de plantio e ausência de algas, caramujos e parasitas nas folhas além do máximo vigor que estas plantas apresentam para se adaptar ao novo ambiente.
Montagem-Amano-13-11-2011-252833-2529
Houve uma intensa movimentação ao redor do aquário com paradas para explicações e divulgações sempre em idioma Japonês e mesmo no Chat o Staff da ADA aparentemente ignorava as mensagens e perguntas em Inglês.Embora tenha usado equipamentos de suas próprias linhas de produção não percebemos informações sobre o setup do sistema de filtragem, injeção de CO2, técnica de iluminação e controle de temperatura. O que pôde ser observado foi a utilização de 02 filtros canisters de grande porte da série Superjet, uma clara alusão a preocupação com a filtragem biológica, visto que a mesma será muito exigida especialmente na fase de adaptação das plantas emersas que perderão muita matéria orgânica em virtude da substituição da folhagem aérea pela submersa.
A união entre a experiência, organização, suporte técnico, disponibilidade de produtos e plantas não poderia resultar em outra coisa senão em um lindo aquário que mesmo recém montado parecia ter mais tempo de vida, impressão essa reforçada pela limpidez da água ao final da montagem. Um ou mais vídeos serão disponibilizados pela ADA no YouTube, provavelmente editados mostrando o passo a passo deste Aquascaping.
ScreenShot056
Resultado final
Abaixo segue a lista estimada de plantas e equipamentos que pudemos observar e identificar com mais ou menos precisão e infelizmente tivemos que especular sobre algumas especificações. É provável que a ADA divulgue a listagem correta em breve.
Informações sobre o Display:
Dimensões: 
240 cm x 60 cm x 60 cm, 1,44 m2 de área disponível.
Vidro: Transparente esverdeado, espessura desconhecida, sem travas.   
Iluminação:
Luminária pendant ADA (provavelmente da série Solar): 04 x 150w HQI (temperatura de cor 8000k)
Substrato:
Amazonia Aquasoil: Cerca de 09 pacotes de 09 litros cada.
Sistema de Substratos ADA: Aditivos aceleradores de formação de biologia.
Filtragem e Aeração:
02 Canisters série Superjet ES 600: provavelmente 02 ES-600 (volume de 6 litros) e um ES-600EX (Volume de 9 litros) todos com vazão máxima de 360 L/H interligados.
02 Lily pipers (in/out)  
*Controle de temperatura:
01 Chiller (modelo e marca desconhecida).
 
Injeção de CO2:
Cilindro pressurizado ligado a contador de bolhas e difusor cerâmico ADA.
Flora:
– Musgos (não identificados)
– Eleocharis minima;
– Echinodorus tenellus var. Amano;
– Lilaeopsis cf. brasiliensis;
– Cryptocoryne sp (uma wendtii e outra não identificada );
– Hydrocotyle cf. tripartita;
– Rotala rotundifolia e Rotala sp (Green);
– Tonina fluviatilis ou Paepalanthus sp;
– Glossostigma elatinoides;
– Anubia coffefolia;
– Microsorum pteropus var. “trident”
– Bolbitis heudelotii.
*Não foi possível observar qualquer detalhe sobre a utilização deste equipamento visto que o mesmo ficou parcialmente coberto de plástico e também não sabemos informar se o mesmo foi ligado ao final da montagem.
Segue abaixo algumas imagens
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
ScreenShot005-copy
ScreenShot007-copy
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
ScreenShot023-copy Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem-Amano-13-11-2011-252847-2529-copy
Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Review: Montagem ao vivo do mestre Takashi Amano
Montagem-Amano-13-11-2011-252841-2529-copy ScreenShot040-copy ScreenShot042-copy
Montagem-Amano-13-11-2011-252846-2529-copy
Montagem-Amano-13-11-2011-252819-2529-copy
Montagem-Amano-13-11-2011-252834-2529-copy
Montagem-Amano-13-11-2011-252835-2529-copy

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Marcos Bomfim

Professor, biólogo e Aquarista desde que tem a consciência da própria existência, aquário até no signo. Desde moleque possui aquários e pequenos tanques com peixes e plantas, sendo apaixonado pelos diversos estilos de aquários plantados.

Veja também

Peixe mais velho do mundo em cativeiro é sacrificado

Peixe mais velho do mundo em cativeiro é sacrificadoVote neste artigo O Peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri), …

Um comentário

  1. Ficou ótimo o review!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *