Em 2012 houve a agradável surpresa para o aquapaisagista Alagoano Igor Maciel B. Costa com o 9º colocado entre o TOP 10 do Concurso de Aquapaisagismo Brasileiro, evento este que ocorreu no 6º Encontro de Aquarismo Bauru. Além dessa merecida colocação, batemos o recorde com quatro participações alagoanas no CBAP 2012, completadas com Leonardo Soares da Silva (11º colocado na categoria “Plantados”), Klecius Rodrigo D. Barbosa (24º colocado na categoria “Plantados”) e Marcos Paulo da C. Machado (31º colocado na categoria “Nano Plantados”).

Conforme já fizemos ano passado com Rodrigo Paes: 7º colocado do CBAP 2011 e 8º colocado no CBAP 2009, vamos entrevistar Igor Maciel e ter mais detalhes de como foi essa excelente montagem.

[divider]

Saudações Igor!

Parabéns pela colocação e muito obrigado por ceder essa entrevista, espero que esse seja o primeiro de muitos.

Vale lembrar que ninguém tem aquário em casa por necessidade e sim por paixão, e tal já é um ótimo início. – Igor Maciel

  Igor Maciel52 x 32 x 32 cm – 53 Litros
Filtragem:  Hang-On 300L/H com perlon e Sera Siporax Mini.
Iluminação:  2x24W PLB-60 Boyu / 10 horas por dia.
Substrato: MBreda Amazônia e Areia BlackBlue MBreda.
Fauna:  Paracheirodon axelrodi e Neocaridina heteropoda “Red Cherry”.
Flora:  Hemianthus callitrichoides “Cuba”, Staurogyne sp., Pogostemon helferi e Rotala rotundifolia.
Manutenção:   Troca parcial de água de 30% por semana e fertilização com o trio de fertilizantes líquidos da MBreda (Ferro, Micro e Macro).

Então vamos às perguntas…

Como você entrou no Aquapaisagismo e quem é Igor Maciel?

Aquapaisagista Igor Maciel– Antes de tudo André, um grande abraço aos leitores. Bem, a brincadeira com peixinhos coloridos é antiga aqui em casa e vem desde a minha infância, influenciada pelo meu pai, que sempre gostou de aquários. Já o aquapaisagismo é relativamente recente pra mim (tenho exatos dois anos nos aquários plantados), tudo por clara influência do amigo de vida Rodrigo Paes. Nossa relação de cliente e lojista se estreitou em amizade quando Rodrigo insistiu que eu desmontasse meu cubo de ciclídeos africanos e iniciasse um plantado. O aquário premiado com a 9ª colocação foi a minha 4ª montagem plantada e hoje estou na 7ª. Portanto, sou aquapaisagista e, nas horas vagas advogado, o que me rende o dinheiro pra gastar em produtos (rsrs).
Rank nano plantados CBAP

Como foi a sensação de ser o 9º colocado do TOP 10 do CBAP 2012? 

– A sensação é maravilhosa! Minhas expectativas eram baixas e eu nem estava acompanhando a divulgação na hora do resultado. Foi uma surpresa receber o telefonema dos amigos Klecius Barbosa e Rodrigo Paes, que já estavam comemorando na minha ausência. Fiquei muito feliz com o resultado e honrado com a colocação do aquário. É gratificante ver a bandeira alagoana entre as do Paraná e de São Paulo, berço dos maiores aquapaisagistas do Brasil. É indescritível ver meu nome entre as referências no hobby pra mim como Fabian e Montoro, cujos layouts fascinam a todos.

De onde veio a inspiração para criar esse layout? Houve algum pré-projeto para executa-lo?

– O engraçado é que não planejo muito meus aquários. Na realidade, todos são resultados de impulso e desde surgida a vontade de montar, compra dos produtos e execução, passam-se alguns dias (dois ou três). Já depois de montado, normalmente altero muito meus projetos, mudo pedras e troncos de lugar, substituo plantas, peixes, etc.. Daqui pra frente a brincadeira vai ficar mais séria e vou dedicar um pouco mais de atenção à fase de planejamento.

Como você conseguiu esse efeito com as Rotalas, teve alguma dificuldade?

– As rotalas não imprimiram grande dificuldade, a não ser nas podas. Pela foto inscrita dá pra notar que mais uns 5 ou 10 dias talvez fariam bem às mudas, pois a poda estava bem recente, o que tirou um pouco da naturalidade nos ponteiros da planta. Já a densidade e a cor da moita atingiram as minhas expectativas para a foto. Pretendo continuar usando rotalas na próxima montagem, só que dessa vez vou tentar as indica e rotundifolia pink (quero um aquário bem vermelho com um efeito degrade).

Entrevista Igor Maciel: 9º colocado do CBAP 2012 em detalhes

Você usou plantas que popularmente são consideradas exigentes, algum problema com elas?

– Não. Confesso que tive certo receio em utilizar Pogostemon e Staurogyne, primeiro pelo alto valor das mudas (que à época eram novidades em Maceió), segundo pelas dificuldades que alguns conhecidos estavam tendo com elas. Estudei sobre as exigências das duas (que são bem parecidas nos parâmetros) e resolvi encarar. Elas se desenvolveram muito bem e até hoje permeiam meus tanques. A staurogyne é uma planta fantástica, quase que uma preferência universal, e a minha favorita.

Como foi a rotina de manutenções, fertilização, TPAs, podas e fotoperíodo?

– Segui as regras básicas! Sempre utilizei bons produtos para a filtragem e fertilização, observando as quantidades e periodicidade indicada pelos fabricantes. Todas as semanas havia a troca do perlon do filtro e TPA de 30% aproximadamente. Uma vez por mês eu realizava uma limpeza mais profunda no filtro (mídias biológicas) e fazia as podas quando necessário. Já a fertilização líquida, só teve espaço a partir de 30 dias antes da foto, para gerar coloração, crescimento e saúde na reta final. O fotoperíodo sempre foi de 10 horas por dia, com timer para acionamento e desligamento das luzes. Finalmente, a injeção de CO2 se deu por cilindro e estava regulada para 1 bolha por segundo, 24 horas por dia.

Entrevista Igor Maciel: 9º colocado do CBAP 2012 em detalhes

Como foram feitas as fotos? Você pode nos dizer qual câmera e equipamentos você usou?

–  As fotos foram feitas pelo meu mestre Rodrigo Paes (só auxiliei). Acredito que tiramos mais de 150 fotos para chegar à escolhida. Inicialmente, começamos com a câmera semiprofissional de Rodrigo mas, por incrível que pareça, a foto inscrita no concurso foi tirada com a minha câmera compacta Sony Cyber-Shot DSC –H10. Além do mais, usamos roupas pretas para não sermos refletidos no vidro frontal (apagando todas as luzes e com o fechamento das janelas e portas). Aí foi posicionar o tripé e iniciar os trabalhos. Acredito que, ao todo, utilizamos cerca de 1h30min para concluir, vez que até mudança nas rochas e podas de último instante foram necessárias. Ainda conseguimos uma segunda foto (que me agradou mais que a divulgada), com um posicionamento diferente do hardscape, a qual pretendo usar em outro concurso.

Entrevista Igor Maciel: 9º colocado do CBAP 2012 em detalhes

Teve algum problema no Aquário? Quais e como combateu?

–  Não tive maiores problemas com o aquário. Como observei as manutenções periódicas, as algas sempre estiveram controladas e a qualidade da água foi mantida. Na realidade, tive um surto de caramujos Red Ramshorn, que resolveram se reproduzir como loucos de uma hora pra outra (mas ajudaram a manter o tanque limpo). No dia da foto, tive que tirar mais de 100 deles da água pra não aparecer na imagem enviada.

O que você aprendeu com essa montagem e qual ensinamento você vai levar para as próximas?

– Como essa foi a minha 4ª experiência nos plantados, ela foi de gigantesco aprendizado. O momento fotografado foi bem diferente do início do aquário. Para se ter uma ideia, ele nasceu com glossos e sem Pogostemon Helferi. Senti o potencial do layout quando, sem pena, retirei todo o carpete já fechado para substituir por stauros e cubas. Daí pra frente foi só felicidade e aguardar para momento (“quase”) certo para a foto. No mais, aprendi a lidar com as stauros e as pogos, que tem algumas exigências particulares (eu não entendia o porquê dessas plantinhas não representarem dificuldade nos tanques paranaenses). Só quando eu e Rodrigo tivemos acesso aos parâmetros da água de Londrina (rsrs), conseguimos corrigir os parâmetros da água de Maceió pra elas.

Entrevista Igor Maciel: 9º colocado do CBAP 2012 em detalhes

Arrepende-se de algo nessa montagem?

– Acredito que eu errei no ponto de foto das rotalas (poda recente), como eu respondi acima. Não vejo como um arrependimento, mas um erro de execução e planejamento. Entretanto, preferi priorizar o ponto das cubas, pogos e stauros, que estavam bem satisfatórias pra mim, é uma faca de dois gumes, não tem jeito. Vi no comentário do juiz Gary Wu que o layout ficou saturado, talvez eu tenha exagerado um pouco no volume das moitas. No final das contas, fiquei muito feliz com o resultado final do aquário, para o qual dediquei um ano de atenção e cuidado.

O Aquário continua montado?

–  Infelizmente não. Foi desmontado no final do primeiro trimestre de 2012, pois o substrato fértil já tinha sido inteiramente consumido pelas plantas e a fertilização líquida não estava proporcionando o desenvolvimento de antes. O aquário passou cerca de um ano montado e passou por várias mudanças… Os nutrientes acabaram!

Musgos amarrados Entrevista Igor Maciel: 9º colocado do CBAP 2012 em detalhes

tem algum projeto para 2013?

– Tenho sim, alguns… E não só em aquários! Em relação a concursos, pretendo evoluir dois aquários em 2013 (se o mundo não acabar em 21/12/2012 rsrs). Um deles já está montado e falta desenvolver, mas o projeto principal ainda vai nascer (provavelmente em janeiro de 2013), além da foto do segundo momento da montagem que recebeu a 9ª colocação no CBAP/2012 (que está guardadinha). No mais, vamos instigar os alagoanos na organização de um concurso estadual, com o intuito de disseminar o hobby e fomentar a melhora técnica dos nossos aquários, ainda tão acanhados frente ao cenário nacional.

Agradeço novamente pela entrevista. Gostaria de terminar dando algum recado para os Aaquapaisagistas de Alagoas, ou aqueles que o almejam ser algum dia?

– Eu quem agradece a oportunidade, André. Conheço excelentes aquapaisagistas em Alagoas e já vi aquários maravilhosos por aqui. Vejo que o hobby vem se fortalecendo bastante com as últimas participações e nas boas colocações de alagoanos em concursos, a exemplo do mestre Rodrigo Paes. Temos a sorte de ter uma água boa para a nossa brincadeira e o azar dela ficar tão quente em nossos tanques (como eu queria ter certos camarões!), mas isso é muito melhor do que se fosse o inverso… Então vamos aproveitar! Vale lembrar que ninguém tem aquário em casa por necessidade e sim por paixão, e tal já é um ótimo início. Pra quem quer começar agora, tem que saber que um aquário saudável não dá trabalho, mas exige dedicação, uma atenção constante porque nós somos os gestores da vida dentro daquele mundinho.

Outras imagens
Camarão Red Cherry

Camarão Red Cherry

Camarão

Igor Maciel
Twitter
Instagram
Facebook

A AquaA3 agradece pela excelente entrevista!
André Albuquerque